Por que você deve fazer um Planejamento Previdenciário?

No modelo de Previdência Social brasileiro fatores como tempo de serviço, valor da contribuição, idade, entre outros, são variáveis importantes para responder a questões como: Quando você vai se aposentar; quanto vai receber; e qual o melhor benefício previdenciário para você.

Com a Reforma da Previdência, em vigor desde 2019, o que já era complexo tornou-se ainda mais. Foram criadas novas regras e algumas das existentes foram drasticamente alteradas, por isso tornou-se essencial e indispensável que você realize um Planejamento Previdenciário.

Ele deve fazer parte da vida de todos: autônomos, empresários, empregados com carteira assinada, … Até quem já solicitou o benefício ainda pode melhorá-lo. Pois não é incomum que, mesmo preenchendo os requisitos para o recebimento do benefício, esse seja indeferido pela falta de documentação que comprove que as exigências foram cumpridas.

O Planejamento Previdenciário se diferencia de um mero cálculo de tempo de contribuição. Por meio dele é possível ainda verificar as várias possibilidades de benefícios que podem ser concedidos e escolher aquele que supre as suas prioridades, podendo ser o recebimento mais rápido, o benefício com maior vantagem financeira a longo prazo ou até mesmo com a maior renda mensal inicial.

Com a orientação correta e especializada também podemos averiguar e consertar eventuais problemas nos recolhimentos e vínculos empregatícios que você teve ao longo da vida e que poderiam resultar no indeferimento do seu pedido. É por esses e muitos outros motivos que você deve sempre procurar um advogado de sua confiança e planejar-se antes de solicitar o seu benefício previdenciário.

Texto por João Lucas Petille

Advogado

OAB/PR 114.290