A Revisão da Vida Toda é um tipo de revisão de benefício do INSS. Ela leva em consideração o cálculo de todos os salários de contribuição da vida do segurado no Período Base de Cálculo (PBC). Consequentemente, isso poderá fazer aumentar o valor que o segurado recebe.
Atualmente, no cálculo da aposentadoria, apenas os salários de contribuição após julho de 1994 são levados em conta. Ou seja, os valores contribuídos antes desta data não são analisados, somente o tempo de contribuição é contado.
Desse modo, quem contribuiu com um valor alto antes dessa data, poderá ter direito a uma aposentadoria maior, porque os valores de todos os salários de contribuição serão levados em consideração.
Os requisitos para ter direito à Revisão da Vida Toda são:
Ter seu benefício concedido (DIB) entre o dia 29/11/1999 e 12/11/2019.
Ter contribuições anteriores a julho de 1994.
Seu Benefício precisa ter sido concedido a menos de 10 anos, a contar o primeiro dia do mês seguinte ao recebimento da primeira prestação.
Se você se encaixa nessas condições, você deve procurar um advogado de sua confiança para rever sua aposentadoria de maneira que todos os seus salários de contribuição sejam considerados. Inclusive, os anteriores a julho de 1994, para que o valor do seu benefício aumente.
Texto por João Lucas Petile, OAB/PR 114.390